Destaque Ativistas ambientais acorrentam-se à catedral de Sevilha

Ativistas ambientais acorrentam-se à catedral de Sevilha

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Ativistas da organização Rebelião Científica acorrentaram-se, este domingo, na catedral de Sevilha para denunciar o que classificam como um “ecocídio” em preparação no Parque Nacional de Doñana, caso seja aprovado um projeto para regadios.

Na ação, que começou por volta das 14:45 horas, participaram 15 pessoas, quatro das quais se acorrentaram pelo pescoço às grandes da catedral. Os ativistas exibiam sinalizadores coloridos e duas faixas, nas quais se podia ler “Doñana resiste” e “Perante a emergência climática: plano de ação já!”.

De acordo com fontes da organização Rebelião Científica, o objetivo da ação é “denunciar o ecocídio que se pretende realizar em Doñana e a inação climática por parte dos governos”. Além disso, exigem “um plano de ação imediato, de acordo com as recomendações da ciência e com a participação de toda a sociedade, por intermédio de instrumentos da democracia participativa, como as assembleias de cidadãos vinculativas”.

O Parlamento da Andaluzia está a analisar um projeto de lei do PP e do Vox para expandir os regadios em cidades da coroa norte de Doñana, onde abundam as plantações de morango e frutos vermelhos.

O Parque Natural de Doñana, no sul da Andaluzia, é uma das zonas húmidas mais importantes da Europa, classificado como Património Universal da UNESCO desde 1994.