Destaque Deputado opositor de Nicolás Maduro está preso há 100 dias

Deputado opositor de Nicolás Maduro está preso há 100 dias

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Familiares do deputado opositor Juan Requesens denunciaram na quinta-feira que o parlamentar foi detido há 100 dias, em isolamento, pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN, serviços secretos).

Ele está isolado, sem comunicar com ninguém, numa cela sem ventilação, onde há águas dos esgotos na casa de banho”, disse o pai Juan Guillermo Requesens aos jornalistas, em Caracas, durante uma manifestação para pedir a liberdade do deputado, de 29 anos, acusado de cumplicidade no atentado frustrado de 04 de Agosto último contra o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Apesar da acusação do regime, o pai insistiu que o filho “é inocente e devia estar em liberdade”.

Em 04 de Agosto, duas explosões, que as autoridades indicaram terem sido desencadas por dois ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados], obrigaram Maduro a abandonar rapidamente as comemorações do 81.º aniversário da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar), na capital venezuelana.

Segundo o Ministério Público venezuelano, as investigações determinaram que 43 pessoas estiveram envolvidas no atentado e foi solicitada a extradição de nove pessoas que estão nos Estados Unidos, Peru e Colômbia.

Três dias depois, funcionários do SEBIN detiveram Juan Requesens na casa dos pais, em Caracas, sem uma ordem judicial.

O deputado foi acusado de ter facilitado um contacto com os serviços de migração em favor de um dos alegados suspeitos do atentado.

Em 08 de Agosto, o Supremo Tribunal de Justiça, designado pela Assembleia Constituinte [composta unicamente por apoiantes do regime], levantou a imunidade parlamentar do deputado, acusado formalmente, a 14 de Agosto, de “instigação pública continuada, tentativa agravada de homicídio contra Nicolás Maduro, tentativa agravada de homicídio contra os militares da GNB, uso de engenhos explosivos, associação para cometer delito, financiamento do terrorismo e traição à pátria”.

No final de Agosto, o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos expressou preocupação pela detenção e condições em que se encontrava Juan Requesens.

A família indicou ter mantido o primeiro contacto com o deputado, após 45 dias de detenção, em 20 de Setembro último.

No mês passado, a defesa denunciou várias irregularidades no processo contra o deputado opositor e a Comissão Inter-americana de Direitos Humanos pediu ao Governo venezuelano que proteja o direito à saúde, à vida e à integridade do deputado.

Notícias ao Minuto