Destaque Após escândalo de pedofilia, 34 bispos do Chile pedem renúncia ao papa

Após escândalo de pedofilia, 34 bispos do Chile pedem renúncia ao papa

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Todos os 34 bispos chilenos ofereceram suas renúncias ao papa Francisco na sexta-feira (18) em consequência dos escândalos recentes de abuso sexual e acobertamento dos crimes pela Igreja Católica chilena. O grupo anunciou a decisão ao final de uma reunião emergencial com o pontífice.

Ao todo, 31 bispos activos e três aposentados assinaram um documento e, assim, colocaram seus destinos nas mãos do líder religioso, que pode aceitar ou rejeitar as denúncias, ou ainda atrasar uma decisão.

O acto marca a primeira vez em toda a história que uma conferência nacional de bispos oferece renúncia colectiva. A questão revela a devastação que os abusos sexuais causaram à Igreja Católica no Chile.

As demissões foram solicitadas após a divulgação dos detalhes de um relatório de 2,3 mil páginas produzido pelo Vaticano sobre os casos. Nas conclusões do papa sobre o documento, ele acusa os bispos de destruírem provas dos crimes, pressionarem os investigadores para minimizar as acusações e de cometerem “graves negligências” na protecção das crianças contra padres pedófilos.Francisco afirma ainda que toda a hierarquia católica chilena é colectivamente responsável por “defeitos graves” no tratamento dos casos e que, por conta disso, a Igreja Católica sofreu as consequências. “Ninguém pode se eximir e colocar o problema sobre os ombros dos outros”, disse o pontífice no documento, que foi divulgado pelo canal chileno T13 e confirmado como verdadeiro pelo Vaticano.

Em resposta, os bispos disseram que o conteúdo do documento é “absolutamente deplorável” e mostra um “abuso inaceitável de poder e consciência”, assim como de abuso sexual. Eles pediram perdão às vítimas, ao papa e a todos os católicos, e também prometeram reparar os danos.

Papa Francisco convocou todos os bispos chilenos a Roma para uma conferência depois de receber o relatório, produzido por especialistas em crimes sexuais do Vaticano que foram ao Chile para investigar e entender o problema. O documento não foi divulgado em sua totalidade, mas o papa revelou suas principais conclusões sobre o documento e as entregou aos bispos durante a reunião.

Metrópoles