Destaque Presidente da África do Sul pronuncia-se hoje sobre demissão

Presidente da África do Sul pronuncia-se hoje sobre demissão

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O presidente sul-africano, Jacob Zuma vai pronunciar-se hoje sobre a ordem de demissão dada pelo Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, assegurou o secretário-geral do partido, Ace Magashule.

“Tenho a certeza que o Presidente responderá hoje (…) Sei que o Presidente vai responder amanhã”, quarta-feira, declarou Magashule numa conferência de imprensa em Joanesburgo.

“O NEC (Comité nacional executivo, órgão de decisão do ANC) decidiu lembrar o camarada Jacob Zuma”, declarou Magashule.

“Nós não lhe demos qualquer data limite mas eu sei que o Presidente vai responder amanhã”, adiantou.

O Presidente Zuma, cujo segundo mandato termina em 2019, está envolvido em numerosos escândalos de corrupção que afectam negativamente a imagem do ANC.

“Nós estamos determinados a restaurar a credibilidade das instituições públicas, criar a estabilidade económica e relançar a economia com urgência”, adiantou Magashule.

O Presidente Zuma não é obrigado constitucionalmente a aceitar a decisão do seu partido e se não o fizer o ANC pode pedir a votação de uma moção de censura.

Em caso de demissão do Presidente, o lugar será ocupado pelo vice-Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, presidente do ANC, confirmou Magashule.

Notícias ao Minuto