Destaque Emmerson Mnangagwa demite Governo de Mugabe

Emmerson Mnangagwa demite Governo de Mugabe

O Presidente Emmerson Mnangagwa, demitiu  o Governo do antigo Chefe de Estado, Robert Mugabe, e manteve duas pastas ministeriais sob a responsabilidade de dois ministros do anterior Executivo, segundo a estação radiofónica estatal zimbabweana (ZBC).

A ZBC cita um comunicado da presidência zimbabweana a afirmar que “para garantir a continuidade de ministérios essenciais”, Mnangagwa nomeou dois membros da ZANU-PF, no poder, para os Negócios Estrangeiros e Finanças.

Patrick Chinamasa responde pela pasta das Finanças, um cargo que ocupou no Governo de Mugabe. Mas durante uma remodelação do Executivo em Outubro último, Chinamasa foi indicado para dirigir o Ministério da Ciber-Segurança.

Simbarashe Mumbengegwi fica com a pasta dos Negócios Estrangeiros. No Governo, pós- remodelação, ele respondia pela Planificação Económica.

Chinamasa e Mumbengegwi foram, agora, confiados postos que ambos já ocuparam antes da mexida governamental de Outubro.
O Presidente Mnangagwa, que ainda não nomeou o seu Governo, esperava reunir-se ontem com directores de todos os ministérios do país.

Durante a sua investidura realizada na passada sexta-feira, Mnangagwa prometeu reconstruir a economia e servir fielmente a nação zimbabweana.

Recomendado para si:  ANAMOLA lança auscultação pública em reação à exclusão da COTE

Diário de Moçambique