Destaque Matola: Fraude força anulação de testes em 35 escolas

Matola: Fraude força anulação de testes em 35 escolas

Foram anulados na quarta-feira (03), todos os testes provinciais que vinham sendo realizados pelos alunos da 8ª a 12ª classe, em 35 escolas secundárias da Cidade da Matola, província de Maputo, por se ter detectado casos de fraude.

Os testes de final do segundo trimestre vinham sendo realizados desde a última sexta-feira e com término previsto para ontem (04), foram todos anulados devendo a sua repetição acontecer a partir de hoje.

Segundo Silvestre Dava, porta-voz da direcção provincial de educação da província de Maputo, a fraude foi caracterizada pelo uso de telemóvel com o qual os alunos firam recebendo respostas de todos testes por via do whatsapp. Os alunos foram sendo detectados com as respostas dos testes desde o primeiro dia, inclusive outros foram apanhados com respostas das provas que ainda iam realizar.

Perante essa situação, não tivemos outra saída se não anular todos os testes devendo a sua repetição acontecer a partir de amanhã. Decidimos igualmente iniciar uma investigação exaustiva com vista a apurar a origem da fraude“, disse o porta-voz.

Recomendado para si:  Mulotana: Mais de 60 mil habitantes terão água canalizada até Dezembro

Contudo e porque a fraude não foi detectada fora das escolas da Cidade da Matola, a fonte disse que as provas não foram anuladas nos restantes distritos da província.

Para a repetição dos testes, Silvestre Dava disse que será alterado o processo de entrega dos enunciados às escolas. O procedimento que vinha sendo observado era de enviar as provas em formato electrónico para as escolas imprimiram o que para a repetição será diferente.

As provas vão ser impressas na direcção provincial de educação e levados testes físicos para a sua distribuição nas 35 escolas.

Folha de Maputo