Destaque Homens da Renamo atacam comitiva do governo provincial de Manica

Homens da Renamo atacam comitiva do governo provincial de Manica

Homens armados da Renamo atacaram na tarde de segunda-feira (28), a comitiva do governo provincial de Manica, na localidade de Nhamatema, Posto Administrativo de Honde, distrito de Báruè. 

O sinistro deu-se por volta das 15 horas e 40 minutos, quando a comitiva do governo de Manica e os atacantes faziam mesmo troco, sendo um com destino para Vanduzi e o atacado para Chimoio, e que ao chegar no local, a comitiva do governo foi surpreendida por rajadas de balas.

As forças de segurança governamental foi obrigada a intervir de uma maneira normal, com vista a salvaguardar a vida dos que estavam na comitiva e dos populares presentes no local do sucedido”, sublinhou chefe das relações públicas do comando provincial da PRM em Manica, Leonardo Colher.

A comitiva governamental composta pelo Director Provincial Emprego e Segurança Social, Mouzinho Carlos, Directora Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, Assessor do Governador de Manica e Comandante Provincial da PRM, foi surpreendida quando vinha das cerimónias de celebração do nonagésimo aniversário da Revolta de Báruè.

Segundo Baptista Zuca e Isaia Inácio, residentes locais, “tudo começa quando viram uma unidade da força de segurança governamental a disparar primeiramente para o ar e depois as laterais, tendo sido estes obrigados a abandonar as suas residências e seus estabelecimentos comerciais, assim como alunos que estavam em aulas”.

Recomendado para si:  Detidos por suspeita de homicídio em Chimoio

Ficamos com medo porque suspeitamos que alguma coisa contrária estava a acontecer, não é possível as forças do governo dispararem sem justa causa, avisamos aos outros para irmos mais longe do local dos disparos tendo em conta que é mesmo na estrada nacional número 7, que liga Chimoio a Tete”, acrescentaram as nossa fontes.

Por seu turno o chefe das relações públicas do comando provincial da PRM em Manica, Leonardo Colher, a troca de tiros resultou em três feridos graves, afecto a Unidade de Protecção de Altas Individualidades (UPAI) que se encontram a receber cuidados médicos no Hospital Provincial de Chimoio.

Colher sublinhou ainda que não interessa quem foi causador destes tiroteios, caso seja neutralizado, será responsabilizado pelos actos praticados.

Os ataques no troço cruzamento de Tete a Catandica, concretamente no Posto Administrativo de Honde, nos últimos dias têm estado a criar embaraço aos viajantes da Beira, Maputo a Tete em vice-versa.

Refira-se que depois do ataque do transporte NAG-INVESTIMENT, TRANSPORTE 2002, este é o terceiro ataque já perpetrado pelos Homens da RENAMO naquela zona que esta na tutela do distrito de Bàrué em Manica, centro de Moçambique.

Abrahamo Cufa Mapuca