Destaque Estudantes de Bàrué querem que o Governo divulgue mais Datas e Locais...

Estudantes de Bàrué querem que o Governo divulgue mais Datas e Locais Históricos e Turísticos em Manica

Estudantes do distrito de Bàrué desafiam ao governo de Manica e da república a continuar a divulgar e esclarecer aos mais novos das datas históricas do país, com vista a que a diversidade patriótica dos ante passados não seja esquecidos.

Estamos a agradecer ao governo que desta vez nos disponibilizou da história da revolta dos Macombe e já sabemos da história, mais queremos pedir que mais datas históricas sejam divulgadas.

Helena Juliasse, Inoque Vasco e Castigo Matola, alguns dos nossos entrevistados, pedem ao governo de Manica e do País, a disponibilizar várias viagens escolares com vista a troca de experiência, para conhecermos os locais, históricos e turísticos reiteraram os estudantes da vila de Catandica distrito de Bàrué.

O director provincial da Cultura e Turismo em Manica em Manica, Jossias Vurande, disse que o seu sector tudo para que momentos como estes aconteça por varias vezes com vista a garantir a divulgação destes efeitos históricos e locais turísticos como o monte Serra Shora, que dispões de várias potencialidades de recursos minerais e florestais.

Para que isto continue é preciso que os estudantes continuem a se preocupar cada vez mais através do estudo, ou melhor estudar e investigar mais.

Já o Director Provincial de Emprego e Segurança Social, Mouzinho Carlos, disse que os Makombes foram notáveis na resistência contra colonialistas portugueses a 28 de Marco de 1917 que tinham como objectivos de construir estradas que iria ligar TETE a Macequece, passando pela região de Bàrué, com vista a facilitar a colecta de imposto, o trabalho forcado e maus tratos infringidos pelos sipaios aos camponeses durante a construção de estrada, para alem de lutar contra violação de raparigas virgens perpetrada pelos Sipaios, e outros agentes coloniais o que constituía uma lata ofensa moral a dignidade dos Barkes e recrutamento de Jovens Baruenses para servir de carregadores de material de guerra no norte de Moçambique.

Recomendado para si:  Circulação rodoviária restabelecida entre Sul e Norte, mas apenas para veículos ligeiros

A resistência de Bàrué, por sinal a última resistência contra a dominação colonial ao longo do vale do Zambeze marcou mais uma vez a vontade dos moçambicanos lutarem contra a ocupação estrangeira no território nacional onde os melhores filhos do povo soubera valorizar a unidade e dignidade nacional.

Destacam-se nesta rebelião como figuras Makombe-Hanga, Makombe, Nongue-Nongue, e Makombe Macossa que actuaram em 4 distritos a saber Bàrué, Macossa, Mambara, Guru, para alem de Chemba na zona de Chiremba na província de Sofala.

Refira-se que no próximo ano de 2016 vai se comemorar o 100º aniversário da revolta dos Makombes que lutaram pela libertação do povo daquela região do País, dos vários abusos que eram perpetrados pelo colonialismo português.

Abrahamo Cufa Mapuca

Destaques da semana