Quatro Organizações da Sociedade Civil (OSC) da África Austral reuniram-se esta quinta-feira, em Maputo, para rever e implementar novas formas do progresso das acções à volta da iniciativa de Energia Sustentável para Todos (SE4ALL).
Trata-se de um encontro de 4 países da África Austral nomeadamente Moçambique, Malawi, Zâmbia e Zimbabwé, com o objectivo de “fazer prevalecer os valores e as necessidades dos mais necessitados para que sejam incluídas de uma forma activa e participativa nos quadros funcionais”, disse Carlos Meirinhos, Coordenador de Moçambique.
No contexto moçambicano, Meirinhos refere que, “a energia renovável vem em resposta ao tipo de demografia não muito concentrada e elevados custos, não permitindo o fácil acesso para a população das zonas muito isoladas, dai que, vai se implementar o uso de painéis solares, por forma a garantir o fácil acesso da energia de forma sustentável e sem custos elevados”, frisou.
Entretanto, o Workshop a ter lugar nos dias 7 e 8 do mês em curso, foi agendado com o propósito de dar continuidade ao processo de revisão do progresso que começou na Zâmbia, em Setembro de 2014.