Destaque REPSSI preocupada com apoio psicossocial da Criança

REPSSI preocupada com apoio psicossocial da Criança

A Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial (REPSSI), em coordenação com o Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS), realiza, em Maputo, a 1ª Conferência nacional de Apoio Psicossocial com o lema “Fortalecendo o Apoio Psicossocial contribuímos para a Protecção da Criança/Jovens”.

O evento, que terá a duração de dois dias, a partir desta quinta-feira (18), reunirá cerca de 110 participantes, entre delegados de todas as províncias em representação da Sociedade Civil e Sector Privado, bem como especialistas sul-africanos e angolanos que deverão partilhar experiências sobre a área.

No discurso de abertura, o representante da REPSSI, Júlio Mutemba, destacou a importância de se fazer jus ao lema que corporiza o encontro visto que o ser humano, desde a nascença até a sua morte passa por uma jornada cheia de dificuldades. “Desde que nascemos até ao dia em que morremos, percorremos uma longa jornada repleta de dificuldades. Hoje, o impacto nefasto do HIV-Sida, a pobreza, o tráfico, a violência de menores e outros males são factores que contribuem negativamente para o desenvolvimento psicossocial da criança. Portanto, é necessário que os adultos, com a sua experiência, ajudem a criança a ultrapassar estas dificuldades. A isto é que chamamos de apoio psicossocial”, disse Mutemba.

Sendo uma conferência virada a crianças e jovens, o Parlamento Infantil também marcou presença, representada pelo menino Adailton Boaz que trouxe a perspectiva das crianças em relação aos seus direitos e realçou que o trabalho da REPSSI tem sido de extrema importância na sociedade. “Numa reunião que tivemos com alguns jovens no passado dia 13, levantamos uma gama de problemas e pudemos notar que a REPSSI tem tomado em consideração a maioria deles, criando ferramentas que ajudem a solucioná-los”, afirmou Boaz, acrescentando que “apesar de várias pessoas estarem a ser capacitadas para prestar estes apoios, muitas crianças não têm acesso aos mesmos.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura

Por seu turno, a Secretária Permanente do Ministério da Mulher e Acção Social, Ivete Alane, referiu que “o Governo tem vindo a criar plataformas de debate envolvendo intervenientes das diferentes instituições que trabalham com a criança”. Alane disse ainda que o governo tem vindo a desenvolver trabalhos de capacitação de pessoal, criando novos currículos visando a participação da criança nos assuntos sociais e apelou aos participantes a lutar para que os direitos dos petizes sejam respeitados, podendo assim, ter um futuro risonho.

O primeiro dia será marcado pela a presentação de três plenárias, apresentadas em ordem com os seguintes subtemas: Apoio psicossocial no contexto moçambicano; O papel dos diferentes actores na provisão do apoio psicossocial e protecção da criança; e Contribuição do sector privado na provisão ao apoio psicossocial e protecção da criança.