Sociedade Meio Ambiente Inicia asfaltagem da Estrada Circular

Inicia asfaltagem da Estrada Circular

Iniciou esta semana a colocação do asfalto na secção três da Estrada Circular de Maputo, concretamente no troço que liga a Avenida Sebastião Marcos Mabote e a Nacional número um (EN1), no bairro de Zimpeto.

A secção três, com uma extensão total de 10.5 quilómetros, começa no Chihango, mas as exigências de grande engenharia devido às características do terreno daquela zona do Albazine fizeram com que a obra decorre de forma acelerada no troço agora na fase de asfaltagem. A área atravessada pela estrada no Chihango tem charcos e é bastante lamacenta, o que obrigou o empreiteiro a fazer aterro antes de avançar para a construção da rodovia propriamente dita.

Os avanços que se estão a registar na ligação Chihango-EN1 estavam fora das previsões do empreiteiro, pois segundo o cronograma do empreiteiro e da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, a expectativa é entregar, até finais de Dezembro, as secções 1 e 2, ou seja, do Centro de Conferências Joaquim Chissano a ponte do Costa do Sol e de Chihango a Marracuene, respectivamente.

O facto de parte significativa do traçado daquela secção ter vindo a ser usada para a circulação de viaturas, com destaque para o intervalo do entroncamento da Avenida Dom Alexandre e a EN1 e a existência de poucas famílias por reassentar contribuíram para os avanços que se assistem, de acordo com a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul.

Contudo, os trabalhos estão igualmente em fases consideradas avançadas noutras frentes, com destaque para as duas secções que deverão ser entregues até ao final do ano.

De realçar que a primeira secção, com cerca de seis quilómetros, está a ser ampliada e modernizada, enquanto a segunda que liga Chihango e a vila de Marracuene, é uma construção de raiz, feita num traçado que nunca foi usada para a circulação rodoviária.

O projecto da “Circular” foi apresentado a 7 de Março e as obras lançadas oficialmente pelo Presidente da República a 20 de Setembro do ano passado.

As obras, avaliadas em 315 milhões de dólares norte-americanos, compreendem a construção, ampliação e modernização de seis secções de estradas em forma de círculo entre o centro da cidade de Maputo, Marracuene e Matola, numa extensão total de 74 quilómetros, devendo terminar em finais do próximo ano.