Destaque Poluição dos rios leva ao abandono da agricultura em Manica

Poluição dos rios leva ao abandono da agricultura em Manica

A contaminação dos rios em Manica, província homónima de Moçambique, está a forçar agricultores e empresas a abandonarem a actividade agrícola. 

A presença de mercúrio e outros produtos químicos, resultantes da mineração, compromete a irrigação e a produção de alimentos, colocando em risco a subsistência de muitas famílias.

De acordo com relatos, um número indeterminado de agricultores familiares e de micro, pequenas e grandes empresas agrícolas tem deixado a sua actividade devido à poluição crescente dos principais rios da região. A extracção de ouro, frequentemente realizada de forma desordenada e ilegal, tem contribuído para a contaminação das águas locais, inviabilizando a prática agrícola.

O ambientalista Augusto Francisco expressou preocupações significativas sobre as implicações deste cenário para a segurança alimentar na região. Numa entrevista à DW, alertou para a urgência em estabelecer regras que revertam a situação. “Estamos a assistir a uma degradação que pode afectar gravemente a agricultura e, consequentemente, a alimentação das famílias nos próximos anos”, afirmou.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos