O governador de Gaza, Raimundo Diomba, que semana passada esteve naquele ponto do país em mais uma governação aberta com o intuito de medir o pulsar da vida naquela região, elogiou o empenho e dedicação dos diversos actores da vida social, económica e cultural, pela sua entrega abnegada face às contrariedades.
Na ocasião, Raimundo Diomba teve a oportunidade de deslocar-se à Empresa Capelas Muhambe, que se encontra em fase de recuperação dos seus efectivos bovinos e ovinos estimados em cerca de quatro mil animais, maioritariamente constituído por gado bovino e ovino, depois dos estragos que atingiram aquela unidade agro-pecuária, na sequência das cheias de Janeiro e Fevereiro.
Para o efeito, de acordo com explicações dadas ao governador de Gaza, por Nelo Capelas, proprietário da empresa, foi necessário movimentar de forma precipitada a criação para uma região que serve de corredor preferencial de búfalos, animais selvagens, geralmente portadores de uma doença letal para os bovinos, denominada “teleriose”, não havendo, contudo, até ao momento motivos para qualquer tipo de alarme.
Refira-se, as cheias registadas no início do ano na província de Gaza provocaram a morte de pelo menos 60 bovinos.
Por outro lado, sabe-se que a empresa Capelas Muhambe, com mais de 100 anos de existência, absorve uma mão-de-obra constituída por um total de 72 trabalhadores, uma parte deles se dedica também à criação de gado bovino, caprino e ovino, em quantidades não comerciais.
Uma fórmula encontrada pela empresa Capelas Muhambe para estimular os trabalhadores que mais se evidenciam, segundo foi tornado público pelo proprietário da empresa, é a atribuição anual de uma cabeça de gado a cada um pela sua maior entrega e dedicação demonstradas no seio da massa laboral.
Nesta sua deslocação ao distrito de Chibuto, o chefe do Executivo de Gaza inteirou-se igualmente dos esforços que estão a ser empreendidos pela unidade de produção denominada Jacarandá, neste momento em franca recuperação e com áreas consideráveis de milho e batata reno, que têm como mercado garantido a cidade de Chibuto e a capital do país.
Por seu turno, em Coxombane, posto administrativo de Malehice, onde se encontram actualmente reassentadas pouco mais de 100 famílias afectadas pelas cheias, o Governo já garantiu a construção de pelo menos duas salas de aula de construção convencional, tendo sido igualmente acauteladas questões de saneamento, através da disponibilização de lajes àqueles agregados familiares.
Refira-se que no encontro popular que Diomba manteve com os residentes de Coxombane, os mesmos solicitaram a abertura de mais fontes de abastecimento de água, salas de aula, unidade sanitária, para além da extensão de energia eléctrica àquela comunidade, de forma a recomeçarem suas vidas com relativa celeridade.
PRODUÇÃO GLOBAL ATINGE ÍNDICES ACEITÁVEIS
Entretanto, na sessão extraordinária do Governo Distrital alargada aos membros da Assembleia Municipal e do Conselho Consultivo Distrital, dirigida por Diomba para aferir o nível de cumprimento do Plano Económico e Social, Olinda Langa, administradora distrital, referiu-se ao facto de em 2012, a produção global ter sido avaliada em mais de 118 mil contos, dos 76 mil contos planificados.
Por seu turno, em relação ao primeiro semestre do ano em curso, a produção global atingiu 338 mil contos, uma realização que representa acima dos 69 por cento da meta definida para aquele período, e um crescimento de 84 por cento em relação ao realizado em igual período do ano transacto.
Na ocasião, foram apontadas pela administradora Olinda Langa como razões do sobrecumprimento dos níveis planificados, a disponibilização atempada da semente aos produtores, realização de feiras de venda de insumos agrícolas e o empenho dos agricultores depois das cheias registadas nos campos agrícolas.
O governador de Gaza, Raimundo Diomba, trabalhou ainda na semana finda e com igual objectivo no distrito de Bilene-Macia.
Noticias