Sociedade Meio Ambiente Reabilitação vai melhorar circulação na Rua da Beira

Reabilitação vai melhorar circulação na Rua da Beira

As obras, financiadas com fundos do Município de Maputo, serão executadas a partir da avenida Acordos de Lusaka, na praça do aeroporto, até à “Julius Nyerere”, troço da via onde há mais problemas de transitabilidade.

Victorino Vidigal, director de Infra-Estruturas no Concelho Municipal de Maputo, que deu esta informação, disse que a ideia é que os trabalhos sejam executados antes da próxima época chuvosa.

Entre outras acções, as obras vão consistir na construção de um sistema de drenagem no Mercado Mavalane e na elevação da cota da estrada na zona da paragem Sitoe, um ponto onde geralmente há problemas da estagnação de água por se localizar numa zona baixa.

Em paralelo, segundo o nosso interlocutor, será feito um trabalho de tapamento de buracos em toda a extensão da estrada, acto que será seguido de resselagem de todos os 3100 quilómetros da rodovia.

“Naquele local a estrada será elevada para um nível de dois metros e isso permitirá que nas laterais seja construída uma bacia que vai funcionar como viveiro para a captação e escoamento das águas que ficam concentradas na zona”, afirmou Vidigal.

Acrescentou que a realização destes trabalhos, particularmente no troço onde há acumulação de águas, vai implicar a transferência e reassentamento de nove famílias que residem na área.

“A ideia é criar condições para que as águas sejam escoadas a partir de colectores que serão ligados a uma bacia a ser erguida onde actualmente está a ser feita uma construção ilegal de um posto de abastecimento de combustível”, referiu Vidigal.

No entanto, a fonte escusou-se a referir aos montantes envolvidos na execução desse projecto, alegadamente por ainda estar em curso o processo de selecção do empreiteiro que vai executar os trabalhos.

Esta é a segunda intervenção a ser feita naquela rodovia num período de um ano. A anterior concentrou-se na solução do problema de águas estagnadas na zona popularmente chamada Sitoe, onde a via está igualmente degradada.

Noticias