Sociedade Meio Ambiente MANICA – Doença leva ao abate de 250 vacas leiteiras

MANICA – Doença leva ao abate de 250 vacas leiteiras

A epidemia, segundo uma fonte pecuária, afectou com maior incidência a Gouda Gold, empresa que se dedica a produção de leite e seus derivados, entre os quais o iogurte e queijo, localizada em Zembe, no distrito de Gondola.

Devido a esta situação, a produção daqueles lacticínios registou um decréscimo naquela região, com os chamados abates sanitários do referido efectivo de vacas leiteiras positivamente diagnosticadas com tuberculose. A medida e a doença, segundo a fonte, resultou também na significativa redução dos efectivos lactantes na província.

Neste momento, a preocupação do sector de pecuária passa por garantir a existência de manadas saudáveis de forma a garantir a sustentabilidade do fomento do gado de leite na província, segundo consta do relatório balanço do primeiro trimestre apresentado a uma sessão do Governo Provincial.

No concernente ainda a sanidade animal, durante o período em análise, a província de Manica registou também um surto de peste suína africana, com confirmação laboratorial que provocou a morte de 167 animais no distrito de Tambara.

Para o seu controlo, foram tomadas diversas medidas, entre as quais a interdição de movimentos de suínos e dos seus subprodutos, a vigilância e controlo da doença através das pulverizações das pocilgas, entre outras.

Recomendado para si:  Desactivados 18 mil funcionários “fantasmas” em Moçambique

A Directora Provincial da Agricultura de Manica, Sónia Francisco, que confirmou o facto, referiu que durante o período em análise, dos 931.782 litros de leite planificados para todo o ano, foram produzidos 81.061 litros, representando uma realização em 8,7 por cento. Desta quantidade 63 mil litros correspondem ao sector familiar.

CARNE BOVINA NÃO AFECTADA

Entretanto, a fonte garantiu que o surto de tuberculose bovina que abalou a província, não afectou a produção de carne desta espécie em Manica. Durante o período em análise, a produção de carne bovina atingiu 230 toneladas, das 482 toneladas planificadas para todo o ano de 2013.

O aumento da produção de carne bovina e caprina deveu-se a entrada em funcionamento dos matadouros da MozBife e Mozagri. Ainda no concernente a produção de carne, foram alcançadas 10,89 toneladas de carne caprina das 30,5 toneladas planificadas para o ano de 2013, contra 4,7 de igual período do ano passado o que representa um aumento em 131 por cento.

Foi também registada uma produção de 10.60 toneladas de carne suína das 42,8 toneladas planificadas contra 10,50 toneladas de igual período do ano passado.

Víctor Machirica – Noticias