A Comissão Consultiva do Trabalho reiniciou as negociações para a revisão dos salários mínimos em Moçambique. A Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM) apresentou uma proposta que sugere um salário mínimo de 42 mil meticais, sustentada pelo custo actual da cesta básica.
As conversações haviam sido suspensas em Abril a pedido da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), que na altura justificou a pausa devido ao impacto negativo das manifestações pós-eleitorais sobre o ambiente económico. A CTA argumentou que o sector privado necessitava de medidas de alívio antes da retoma do diálogo.
Com a reabertura das negociações, as atenções estão voltadas para a possibilidade de um entendimento entre o Governo, os empregadores e os sindicatos, que consiga equilibrar as reivindicações laborais com a realidade económica do país.
A Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique manifestou que não há espaço para mais adiamentos e exige decisões concretas. Por sua vez, a CTA acredita que as condições estão reunidas para o recomeço do diálogo tripartido e promete apresentar propostas nas próximas rondas negociais.
O Governo expressa um sentimento de optimismo e apela à busca de consenso entre as partes envolvidas. A expectativa é de que o segundo semestre traga melhorias, apoiadas por políticas em curso para a recuperação económica.