O Governo de Moçambique levará a cabo, hoje às 09h00, no AFECC/Glória Hotel, na cidade de Maputo, um Seminário de Auscultação dedicado à criação da Inspecção-Geral do Estado (IGE) e da Inspecção-Geral de Segurança Alimentar e Económica (IGSAE).
A sessão de abertura será presidida pelo Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, que representará o Presidente da República, Daniel Chapo.
De acordo com uma nota de imprensa, este encontro reunirá representantes de diversas instituições do Estado, do sector da justiça, das inspecções, do meio académico, de associações profissionais, do sector privado e informal, assim como de líderes religiosos e da sociedade civil.
O principal objectivo do seminário é recolher propostas que possibilitem a criação de instituições modernas, eficazes, eficientes e independentes, aptas a enfrentar os desafios relacionados com a governação e a fiscalização em Moçambique.
As recomendações e conclusões que emergirem deste evento servirão de fundamento para a formulação de propostas legislativas que delinearão a natureza, atribuições, competências, estrutura e funcionamento da IGE e da IGSAE.