Economia Dez milhões de dólares para electrificar Niassa

Dez milhões de dólares para electrificar Niassa

A prioridade vai para as aldeias e localidades de vários pontos daquela região do país, segundo indicou Gabriel Mutisse, vice-ministro das Pescas, que falava na qualidade de porta-voz da 19ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, recentemente realizada. No entanto, entre Cuamba e Marrupa, numa extensão de 215 quilómetros, será montada uma linha de 110KV e uma outra de 33V, numa extensão de 132 km, será montada para várias aldeias e localidades de Niassa com vista à sua electrificação.

Por outro lado, Gabriel Mutisse apontou que o CC aprovou os termos de contrato de concessão de gasoduto para o transporte de gás natural de Beluluane – Matola a cidade de Maputo e Marracuene – à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). O projecto tem como objectivo transportar e fornecer gás natural para a produção de electricidade, numa capacidade superior a 50MW e alimentar uma rede de distribuição, em volumes que podem ultrapassar os 2,0 MGJ/a.

Ao que explicou o porta-voz, trata-se de um combustível limpo, de baixo custo, tanto para o sector comercial como doméstico, no qual a empresa a quem foi adjudicado o contrato irá assegurar novos postos de emprego.

Recomendado para si:  BAD aprova 22,8 milhões de dólares para fortalecer produção de arroz em Moçambique

Na área de panificação está assegurado um impacto ambiental saudável, uma vez que as padarias irão deixar de usar combustível lenhoso para passar a usar gás, o que é mais limpo. Por outro lado, os moçambicanos passam a reduzir a dependência pelo combustível líquido.

Igualmente, foi aprovado o decreto do regime jurídico de acidentes de trabalho e doenças profissionais, visando introduzir novas fórmulas para o cálculo das pensões e indemnizações, bem como a possibilidade de revisão das pensões em resultado do agravamento ou em função da corrosão dos elementos que sirvam de base para o seu cálculo.

Noticias