A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve, na semana passada, em Maputo, um sargento das Forças Armadas de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM) que é acusado de ter assassinado a sua esposa e enteada, com uma arma de fogo do tipo Makarov.
A PRM suspeita problemas familiares como tendo sido o principal móbil do crime.
Falando durante o habitual briefing semanal a imprensa, o porta-voz da PRM ao nível da província de Maputo, Orlando Mudumane, explicou que o referido sargento, 57 anos, encontra-se sob custódia policial enquanto aguarda pelo seu julgamento.
“Este homicídio ocorreu no bairro do Ferroviário por volta das 20 no dia 24. A sua esposa tinha 46 anos e a enteada de 26. Depois do acto o indivíduo fugiu para parte incerta e veio a ser detido no dia 27 as 20 horas e a arma do crime está na posse da polícia”, disse Mudumane.
Num outro desenvolvimento, a PRM confiscou, semana passada, no Aeroporto Internacional de Maputo uma mala de um cidadão chinês contendo 6,3 quilogramas de artigos diversos feitos de marfim, e que tinha como destino a Etiópia.
“O Ministério da A agricultura passou uma multa a este indivíduo”, disse.
Outras ocorrências no Aeroporto Internacional incluem a interditação de entrar no país a um grupo de 30 estrangeiros por falta de vistos e justificação plausível para a sua estadia em território nacional.
No mesmo período, quatro pessoas perderam a vida, vítimas de acidentes de viação e outras 19 contraíram ferimentos, das quais seis em estado grave.
Os acidentes incluem 18 do tipo choque carro-peão, três choques entre carros e um despiste e capotamento.
Por isso, Mudumane aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, apelar aos automobilistas e peões para que observem as regras de trânsito de forma a reduzir o número de acidentes.
Por seu turno, a Polícia de Transito (PT) fiscalizou 4.468 viaturas, que resultou na apreensão de 47 viaturas e emissão de 2.009 multas, entre os quais destacam-se 54 automobilistas surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool.
“São estes automobilistas que fazem acidentes espectaculares que temos verificado na nossa cidade”, deplorou o porta-voz.
RM