Sociedade Detidos por suspeita de homicídio em Chimoio

Detidos por suspeita de homicídio em Chimoio

Três indivíduos encontram-se detidos sob custódia policial, indiciados de homicídio agravado de um jovem, cuja idade não foi divulgada, e do seu tio que o acompanhava na ocasião. 

O crime ocorreu na noite de terça-feira, por volta das 23 horas, quando as vítimas saíam de um bar situado no bairro 3 de Fevereiro, na cidade de Chimoio, província de Manica.

O tio da vítima fatal sobreviveu aos ferimentos, mas chegou ao hospital inconsciente e com lesões graves. Segundo informações prestadas por Mouzinho Manasse, chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, os três detidos estão sob acusação de envolvimento na morte do jovem, oriundo da Zambézia e que se encontrava em visita ao seu tio.

Manasse explicou que as detenções foram facilitadas pela colaboração da comunidade, e que está em curso a formalização da prisão dos suspeitos. “Os detidos são suspeitos de integrar um grupo de ‘homens-catana’, que tem causado pânico, luto e sofrimento em várias famílias ao longo dos últimos anos na cidade de Chimoio”, afirmou.

Recomendado para si:  Governo aprova sistema de licenciamento electrónico para transportes públicos

Os indivíduos detidos, por sua vez, negam as acusações e alegam ser vítimas de injustiça. Um dos indiciados relatou que foi preso por volta das três horas da madrugada quando saiu de casa para apanhar um transporte rumo ao posto administrativo de Inchope, no distrito de Gondola. “Fui surpreendido por agentes da polícia. Eles agrediram-me e, em seguida, levaram-me para a cela. Não sou nenhum homem-catana”, declarou.

Outro detido afirmou que está preso por ter sido apanhado a roubar pranchas de madeira numa carpintaria localizada no bairro Samora Machel, nas proximidades do antigo mercado 37, na cidade de Chimoio.

De acordo com informações do Hospital Provincial de Chimoio, a vítima sobrevivente, que permanece internada, já apresenta sinais de melhoria e está fora de perigo.