Sociedade Meio Ambiente Abertura de furos concluída em Agosto

Abertura de furos concluída em Agosto

Espera-se ainda concluir ainda neste período o reforço da capacidade de seis dos 16 furos do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de água (FIPAG) com vista a levarem o precioso líquido a mais cidadãos nas regiões contempladas.

De acordo com a Direcção Nacional de Águas (DNA), decorre em simultâneo o desenho da rede de distribuição a ser usada para o abastecimento de 55 mil pessoas residentes na área daqueles pequenos sistemas.

A ideia é que até Outubro próximo todos os trabalhos estejam concluídos, incluindo as ligações domiciliárias, segundo reiterou fonte da DNA, acrescentando que as acções decorrem a bom ritmo, não havendo dúvidas quanto ao cumprimento dos prazos.

Os 11 furos estão a ser abertos em Ndlavela, Zimpeto, Guava, Mateque, Samora Machel, Magoanine A e C, 1º de Maio e no Km 15. O reforço abrangerá os furos em funcionamento no 1º de Maio, Ndlavela, São Dâmaso, Albasine, Magoanine B e Zimpeto.

A construção dos sistemas e respectivas redes de abastecimento resulta de um financiamento do Governo no valor de cerca de 90 milhões meticais. Entretanto, as fontes terão gestão privada, tal como acontece com as primeiras 16 abertas pelo FIPAG.

Na visita efectuada as obras, Suzana Loforte, directora Nacional de Águas, disse que o programa visa mitigar o sofrimento da população nos bairros abrangidos que são considerados críticos.

Acrescentou que o programa envolve também a reactivação de fontanários públicos abandonados em diversos pontos do Grande Maputo.

Quanto ao regulamento, realiza-se amanhã mais um encontro de auscultação pública com vista à melhoria da proposta existente rumo ao documento final que deverá passar a orientar as actividades do sector de água no país.

Noticias