Sociedade Meio Ambiente Gaza – Crianças órfãs e vulneráveis beneficiam de casas melhoradas

Gaza – Crianças órfãs e vulneráveis beneficiam de casas melhoradas

Logo pelas primeiras horas daquela manhã fria, um movimento desusado protagonizado por dezenas de alunos das escolas primárias da periferia que não quiseram perder a oportunidade de testemunhar o acto e, a viva voz endereçar os seus agradecimentos pelo gesto de solidariedade levado à região pela Visão Mundial, aqueceu o ambiente, com a recepção das novas casas para as crianças beneficiárias que, deste modo, deixarão de viver em condições precárias.

A alegria tinha sua razão de ser porque as crianças, criteriosamente seleccionadas pelas lideranças comunitárias, viviam em condições desumanas e apenas com a protecção de seus avós devido à morte de seus progenitores.

Uma das crianças beneficiárias, que falou na ocasião com a nossa Reportagem, foi o pequeno Gonçalves Mondlane que, em 2011, viu a fatalidade invadir a sua casa ao perder a mãe da qual dependia para a sua sobrevivência e formação.

Gonçalvito, como é carinhosamente tratado pelos amigos em Banhine, com 15 anos de idade, encorajado e amparado por gente de boa vontade, conseguiu ter acesso não só ao seu novo aconchego como dar continuidade aos seus estudos.

“O meu sonho é tudo fazer para merecer toda esta atenção que me está sendo prestada pelo governo e pela Visão Mundial, para que possa prosseguir os meus estudos com sucesso e poder um dia vir a ser útil à sociedade. Neste momento estou a frequentar a nona classe na Escola Secundária de Mangunze e, felizmente, tudo tem estado a correr muito bem para mim, no que toca ao aproveitamento escolar”, disse emocionado ao nosso Jornal o pequeno Gonçalves logo após a recepção das chaves que lhe conferiram oficialmente a titularidade do novo imóvel.

Enquanto isso, Declerque, foi outro menor a quem coube a sorte e o privilégio de lhe ser doado casa em Banhine, que, igualmente, manifestou a sua satisfação por este gesto, por lhe ter retirado da condição miserável em que se abrigava.

“Agradeço a Deus e à Visão Mundial por esta rara oportunidade e espero que mais crianças sem posses como eu possam, igualmente, ser ajudadas” disse Declerque.

Parceria Exemplar Segredo do Sucesso
Por seu turno, Olga Langa, gestora da Visão Mundial, em Chongoene, explicou que aquele era parte de uma vasta intervenção que a sua organização tem vindo a levar a cabo naquele ponto do distrito de Xai-Xai, tendo como alvo crianças em situação de extrema pobreza.

A construção de casas, segundo a gestora, foi por outro lado facilitada devido ao envolvimento das comunidades locais como forma de se minimizar os custos de edificação tendo, para o efeito, destacado o contributo dos artesãos locais.

Fernando Saíde, director distrital de Saúde, em Xai-Xai, falando no acto da entrega formal das residências aos petizes, em representação do governo local, enalteceu o papel da Visão Mundial que considerou de parceiro estratégico que tem contribuído em grande medida para a materialização do programa quinquenal do governo, com especial realce para as áreas sociais, segurança alimentar, água e saneamento, entre outras intervenções de vulto.

“Seria injusto que não fizéssemos este reconhecimento público porque o papel da Visão Mundial está a ter respostas que, em grande medida, estão a contribuir para a redução da pobreza. Bem-haja este nosso parceiro”, disse Saíde.

Noticias