Sociedade Meio Ambiente Crianças órfãs recebem casas melhoradas em Manica

Crianças órfãs recebem casas melhoradas em Manica

No total são onze as crianças beneficiárias, cujos pais pereceram vítimas de várias enfermidades na capital provincial de Manica e no Posto Administrativo de Messica, tendo deixado seus filhos em habitações não condignas e que foram se degradando ainda mais com o andar do tempo.

As casas foram construídas no âmbito do projecto de apoio às crianças órfãs e vulneráveis que está a ser levado a cabo pelo sector da Mulher e Acção Social ao nível da província. As mesmas custaram ao executivo moçambicano o equivalente a 700 mil meticais.

Para além de receberem as habitações, as crianças beneficiárias continuarão a ter acompanhamento daquele sector, sendo-lhes disponibilizado, mensalmente, géneros alimentares, para além de artigos escolares para a sua formação académica, de forma a facilitar a sua integração no mercado de emprego, rumo ao alcance da sua auto-suficiência.

Ezequiel António, menor de 15 anos de idade, uma das crianças que chefia um agregado composto por três pessoas, e que se beneficiou do apoio governamental, disse ao “Noticias” ter ficado bastante satisfeito pelo gesto que, na sua óptica, vai minimizar o seu sofrimento e dos seus irmãos mais novos sob sua guarda.

Entre outros anseios, Ezequiel sonha em instalar energia eléctrica na sua rejuvenescida casa, herdada dos seus pais e que beneficiou de obras de reabilitação que consistiram em melhoramentos diversos, visando conferir-lhe maior comodidade.

À semelhança das outras, a casa de Ezequiel foi apetrechada com mobiliário, em que se destacam mesas de quatro cadeiras e duas camas, para além de a despensa ter sido recheada de alimentos suficientes para atender as famílias por um período mínimo de um mês.

Ezequiel afirmou estar confiante que os técnicos da Acção Social continuarão a visitar, regularmente, a sua casa, para o devido acompanhamento, disponibilizando alimentos para cobrir o mês todo. “Estamos confiantes que no final de cada mês, eles estarão aqui. Esta é a preocupação que o governo tem para convosco”, disse Ezequiel à Ministra Iolanda Cintura que presidia a cerimónia de entrega das referidas casas.

Aquela governante pediu também a intervenção de pessoas vizinhas no sentido de ajudarem as crianças órfãs a saírem do sofrimento, disponibilizando assistência diversa, dentro das suas possibilidades.

“Nós temos que viver em família. Os vizinhos devem olhar também para os órfãos. É verdade que existem infantários, mas a vida no infantário não é a mesma que numa família”, disse Iolanda Cintura, pedindo maior sensibilidade por parte da sociedade no sentido de apoiar aos órfãos.

“Queremos que vivam todos como uma família”, implorou Cintura, instando para a necessidade de a comunidade local empreender maior colaboração visando minimizar o impacto negativo da morte dos pais na vida das crianças, estas que vêm-se cedo obrigadas a abandonarem os seus estados para assumirem o papel de adultos, procurando o sustento para os mais novos.

Os pais de Ezequiel faleceram em 2009. A partir de então, o menor e seus irmãos mais pequenos passaram a viver sob inúmeras provações, facto que viria a ser minimizado com a intervenção das entidades governamentais com as obras de reabilitação da sua casa.

No distrito de Báruè, concretamente no Posto Administrativo de Honde, uma família de jovens órfãos e desfavorecidos passaram, igualmente, a viver em residência melhorada, também no quadro dos esforços do Ministério da Mulher e Acção Social tendentes à criação de condições para a melhoria da qualidade de vida por parte de pessoas em situação difícil.

Noticias