Sociedade Meio Ambiente Pescas: Borges desafia Nampula para incrementar produção

Pescas: Borges desafia Nampula para incrementar produção

No ano passado a província de Nampula capturou, segundo Borges, 33 mil toneladas de pescado diverso.
O ministro, que se encontra de visita à região, revelou em contacto com o nossa fonte que investimentos significativos serão feitos visando promover a construção de infra-estruturas de estradas, electrificação de regiões costeiras através da energia da rede nacional de energia ou produzida por painéis solares.

De acordo com o governante, a iniciativa tem como propósito promover as condições indispensáveis para o incremento dos volumes de pescado e sua conservação para escoamento para os mercados do interior onde a procura é maior.

“As populações do interior da província ainda não beneficiam do pescado nacional e o governo está focado na satisfação das necessidades das populações, tendo em conta que os produtos pesqueiros fazem parte de uma boa dieta”- disse Victor Borges, para depois acrescentar que a preocupação das províncias deve aliar a captura de pescado em qualidade e quantidade, reconhecendo que abre espaço para a promoção do auto-emprego e arrecadação de receitas por parte das comunidades.

Pescas: Borges desafia Nampula para incrementar produção

Num outro desenvolvimento, o governante destacou que o seu sector vai interessar os pescadores através de mecanismos que privilegiam a sensibilização e treinamento, no sentido de adoptar as novas tecnologias de construção de embarcações cujo uso provou maior desempenho em termos de quantidade de pescado capturado.

No entanto, o titular da pasta das pescas mostrou alguma preocupação face ao fraco desempenho da província no que tange a aquacultura. Nampula capturou ao longo do ano passado cerca de dez toneladas de peixe produzido em tanques piscícolas que, Victor Borges disse ser volumes que não correspondem a capacidade instalada da província para desenvolver aquela actividade.

O ministro das pescas escala hoje o distrito de Moma, depois de ter se inteirado ontem das actividades que as comunidades desenvolvem no que toca a aquacultura no vizinho de Mogovolas. Tem previstos encontros com pescadores e representantes das empresas de pesca ao nível local, bem assim em Angoche no próxima sábado.

Jornal Noticias