Economia Agricultura Mais de 100 mil produtores têm apoio na zona sul do país

Mais de 100 mil produtores têm apoio na zona sul do país

O programa recentemente lançado, em Xai-Xai, conta com um financiamento de mais de 44 milhões de dólares norte-americanos co-financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), Fundo Fiduciário Espanhol, Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Programa da Adaptação da Agricultura Familiar (ASAP).

Sabe-se que a sua implementação irá decorrer em 19 distritos, designadamente em Chicualacuala, Chibuto, Chókwè, Guijá, Mabalane, Mandlakaze, Massingir e Xai-Xai, em Gaza; Inharrime, Jangamo, Massinga, Morrumbene e Zavala na província de Inhambane e Boane, Manhiça, Magude, Marracuene, Moamba e Namaacha, em Maputo.

Trata-se de um projecto virado, essencialmente, ao apoio do aumento sustentável da renda dos pequenos produtores, a partir do incremento dos volumes de produção, produtividade, e aumento da qualidade em três cadeias de valor, nomeadamente na horticultura, produção de mandioca e pecuária.

Segundo Daniel Mate, coordenador do projecto, a expectativa do programa, que em princípio terá uma duração de sete anos, é que o mesmo possa contribuir, de forma significativa, para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos pequenos produtores locais.

Mais de 100 mil produtores têm apoio na zona sul do país

De referir que a iniciativa inclui ainda investimentos para a melhoria da gestão de água, infra-estruturas e desenvolvimento de 20 perímetros irrigados já existentes para a prática da horticultura, cobrindo uma área total de 3000 hectares para beneficiar mais 4.800 produtores.

Outras acções como a introdução de infra-estruturas de pequena escala, designadamente 200 estufas de baixo custo para apoiar a produção na época chuvosa, assim como o desenvolvimento de modelos de negócios que permitam aos pequenos produtores o incremento de volumes de produção de alta qualidade, por exemplo, na mandioca, com acesso a novos segmentos de mercados, são algumas das intervenções visando melhorar a capacidade produtiva dos pequenos agricultores na região sul do país.

Segundo a nossa fonte, um número significativo de iniciativas de promoção de agricultura orientada para o mercado, estão sendo implementadas, no país, mas na sua maioria estão concentradas no norte e centro.

“Os índices de pobreza no sul continuam relativamente elevados, não obstante a região ser um potencial real para a redução da pobreza, através das cadeias de valor, alvo do presente projecto”, referiu o coordenador do PROSUL.

Jornal Noticias