Economia Governo investe 1,2 mil milhões de meticais para reforçar produção agrícola

Governo investe 1,2 mil milhões de meticais para reforçar produção agrícola

O Ministro da Agricultura de Moçambique, Roberto Albino, revelou que o Governo dispõe de 1,2 mil milhões de meticais (equivalente a 20 milhões de dólares) para financiar a produção de sementes, melhorar as instalações de conservação e adquirir outros equipamentos destinados à produção agrícola.

A declaração foi feita durante a reunião nacional sobre sementes, que decorre em Chimoio, capital da província central de Manica, sob o lema: “Investir em sementes de qualidade para aumentar a produção e produtividade”. O ministro destacou a necessidade de desenvolver estratégias eficazes para o sector agrícola.

Roberto Albino sublinhou que os intervenientes do sector agrícola devem ser consistentes na implementação de medidas que proporcionem resultados positivos na produção alimentar. “Para aumentarmos a produção e produtividade, é imprescindível priorizar investimentos, incluindo o fortalecimento do Instituto de Pesquisa Agrária, cuja situação se assemelha mais a um museu de História Natural e cuja degradação agravou-se após os protestos pós-eleitorais do ano passado”, afirmou.

O Ministro criticou as empresas que têm fornecido insumos de baixa qualidade a preços exorbitantes, desconsiderando a qualidade e a capacidade de germinação das sementes. Segundo Albino, o país carece de medidas eficazes para enfrentar os principais problemas que afligem a agricultura, recomendando a implementação prática das propostas e projecções existentes.

Recomendado para si:  Banco de Moçambique reduz taxa MIMO para 10,25% face à estabilidade da inflação

“Diversos diagnósticos já foram realizados, permitindo-nos compreender as dificuldades que afectam a agricultura, em especial as doenças. É necessário seguir uma trajectória focada em acções. Um dos maiores constrangimentos do sector é que falamos mais e agimos menos”, concluiu.

O Ministro enfatizou a urgência de mudança dentro do Ministério, pedindo o reforço do serviço de sementes, tanto em termos financeiros como em recursos humanos e materiais para a certificação de sementes.