Sociedade Meio Ambiente Tráfego na linha de Ressano Garcia: Comboios comerciais só voltam esta semana

Tráfego na linha de Ressano Garcia: Comboios comerciais só voltam esta semana

A linha de Ressano Garcia, principal rota das importações e exportações sul-africanas através do Porto de Maputo está fechada ao tráfego desde 19 de Fevereiro último, na sequência de um acidente ferroviário que resultou na destruição de uma ponte na zona de Tenga, província de Maputo.

Na verdade, segundo Mabota, a reposição da ponte destruída foi, efectivamente, concluída na última terça-feira, tendo inclusivamente sido feito um ensaio da mesma, fazendo transitar um veículo de teste.

No entanto, segundo a fonte, a operação ferroviária só foi retomada na noite da última segunda-feira com a circulação de comboios internos, abrindo espaço para o reatamento do serviço de transporte de passageiros, que serve várias comunidades ao longo da via, desde Ressano Garcia, passando por Moamba, Tenga, Matola-Gare, entre outros pontos da província de Maputo.

De acordo com o nosso interlocutor, apesar de ter sido concluída a reconstrução da ponte destruída, continuam em curso trabalhos de manutenção de urgência que os CFM julgaram conveniente realizar nesta altura, de modo a evitar novas interrupções na circulação num futuro próximo.

Tráfego na linha de Ressano Garcia: Comboios comerciais só voltam esta semana

João Mabota não se referiu ao tipo de problemas identificados na linha. Sabe-se por outro lado que, da necessidade de elevar os padrões de segurança na circulação de comboios, estão presentemente em curso intervenções na ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi, na linha de Goba, que além de ligar Moçambique e Suazilândia, também serve de rota alternativa para algum tráfego de e para a África do Sul.

Enquanto isso, a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), gestora daquela infra-estrutura, anunciou que está a investir dois milhões de dólares norte-americanos em obras visando melhorar o acesso e a circulação de veículos ao recinto portuário, numa medida que tem em vista reduzir o congestionamento de camiões no portão principal de acesso e na estrada Maputo-Witbank (N4).

Com efeito, e segundo dados divulgados no site oficial do Maputo Corridor Logistics Initiative (MCLI), estão em curso obras de ampliação do portão de acesso, bem como a construção de quatro novas faixas para a rodagem de veículos, de modo que, no futuro, haja duas faixas para os camiões que entram e quatro outras exclusivamente destinadas aos camiões que saem do Porto, depois descarregar ou carregar mercadorias.

Adicionalmente, está em instalação um mecanismo electrónico de controlo e emissão de documentos de carga, o que vai reduzir os tempos de espera dos camiões, não só nos portões como também nos trajectos de ida e volta.

Paulo Mata, director da Autoridade Portuária, é citado pelo MCLI a dizer que os trabalhos nas estradas no recinto portuário, associados à interrupção de tráfego ferroviário na linha de Ressano Garcia, são as principais causas dos congestionamentos que se registam no porto, com graves reflexos na N4 e outros acessos nas cidades de Maputo e Matola.