O desejo de ver materializado aquele sonho dentro dos próximos tempos, foi expresso há dias pelo primeiro secretário provincial do partido Frelimo, em Gaza, Roque Silva, o qual indicou que a concretização daquele facto se mostra oportuna tendo em conta que, neste momento, o Governo está envolvido na construção da estratégica estrada Caniçado/Chicualacuala que poderá vir a contribuir para a correcção das assimetrias de desenvolvimento entre aqueles pontos e as restantes regiões da província de Gaza.
A referida pertinência, ainda de acordo com a nossa fonte, surge por outro lado, pelo facto de nessa região passar o corredor ferroviário do Limpopo, que liga o sul do país à vizinha República do Zimbabwe, que faz limite com o distrito de Chicualacuala.
O nosso interlocutor destacou ainda o facto de Pafuri, em Chicualacuala, estar localizado uma importante porta de entrada de turistas que escalam as diversas estâncias do sector no país, designadamente as praias, safaris e locais de importância histórica e cultural, como são os casos de Chaimite, em Chibuto, Nwadjahane, em Mandlakaze e a Mata Sagrada de Chirrindzene, no distrito de Xai-Xai.
“Estas e outras razões são por demais suficientes para que a região nortenha de Gaza possa, finalmente, usufruir deste importante recurso energético, que poderá contribuir para a melhoria das condições de vida dos nossos concidadãos e promover o desenvolvimento rápido das suas comunidades”, disse Roque Silva.
Refira-se que, a aguardada barragem que se pretende que seja edificada em Mapai, para que de uma vez por todas se ponha cobro ao ciclo de desgraças provocadas pelas águas do rio Limpopo quando ocorrem cheias, está localizada no norte de Gaza, mais precisamente no distrito de Chicualacuala.
Trata-se de uma infra-estrutura que para além de contribuir para um melhor controlo das águas do Limpopo, poderá assumir-se como alternativa para a retenção de água, não só para o consumo humano e para o gado, como também para a irrigação de campos agrícolas.
Outra preocupação que a Frelimo quer ver resolvida, tem a ver com a urgência que constitui a reparação do descarregador de fundo na barragem de Massingir, uma intervenção julgada de importância vital no controlo das águas daquela infra-estrutura, particularmente nos períodos de cheias.
Segundo Roque Silva, o Comité provincial da sua formação política, destacou ainda o desempenho do Governo de Gaza, particularmente no que tange ao nível de crescimento da economia nas suas várias vertentes, melhoramento das vias de acesso, abastecimento de água e expansão das redes sanitária e escolar.
Aquele dirigente partidário deixou ainda palavras de apreço à pronta intervenção das autoridades governamentais para fazer face ao recente drama provocado pelas cheias, através da mobilização das populações para acatarem as instruções de se retirarem de zonas ribeirinhas propensas às inundações, instalação e assistência às vítimas nos locais de acolhimento e criação de zonas de reassentamento.
Roque Silva referiu-se, por outro lado, aos investimentos feitos pelo Governo para garantir maior rentabilidade dos dois principais regadios locais, designadamente o Sistema de Regadio Eduardo Mondlane, em Chókwè, e o Regadio do Baixo Limpopo, em Xai-Xai, de cuja prestação se espera um maior incremento na produção agrícola na província de Gaza.