Sociedade Meio Ambiente Tete – Estradas do Zambeze não vai reabilitar rede viária

Tete – Estradas do Zambeze não vai reabilitar rede viária

O presidente do conselho de administração da Estradas do Zambeze, António José da Graça, que revelou o facto há dias ao nosso Jornal na cidade de Tete, disse que o contrato com o Governo não prevê a reabilitação de raiz dos cerca de 700 quilómetros de rodovias concessionadas, mas sim manutenção de rotina e a construção de uma nova ponte agora em curso.

“O contrato com o Governo não prevê reabilitação de raiz dos 700 quilómetros de estradas, mas sim manutenção de rotina. Porém, podemos ajudar a ANE a identificar, ao longo do percurso, zonas que necessitam de uma intervenção de raiz para adjudicar aos empreiteiros” – frisou António da Graça.

Explicou ainda que cabe àquela concessionária operar e efectuar cobranças e manutenção de rotina da actual Ponte Samora Machel, que atravessa a cidade de Tete, incluindo igualmente a cobrança das taxas nas cinco portagens a serem instaladas, brevemente, no eixo principal de Tete, concretamente nas Estradas Nacionais 7 e 8 (N7 e N8) entre Cuchamano e Zóbuè, num troço de 260 quilómetros que ligam as fronteiras do Zimbabwe e do Malawi.

O presidente do conselho de administração da Estradas do Zambeze afirmou que caso se verifique que o estado de conservação de uma estrada concessionada apresenta problemas e incapacidades estruturais que exijam mais do que a manutenção de rotina, a concessionária vai notificar a ANE para proceder uma avaliação sobre a necessidade de uma eventual intervenção não prevista nos termos contratuais.

Entretanto, a manutenção de rotina dos 700 quilómetros iniciou em Abril de 2012 nas vias N9 que compreende o troço Tete-Cassacatiza, junto da fronteira com a República da Zâmbia e na N304 no percurso Mussacama-Calómuè.

“Até ao final do ano passado, tapámos cerca de 4300 buracos em 360 quilómetros, ao mesmo tempo que procedemos ao corte de capim em toda a extensão, limpeza de valetas e drenagens de cerca de 500 quilómetros, para além de colocação de nova sinalização vertical em cerca de 60 quilómetros”, disse a nossa fonte.

Tete - Estradas do Zambeze não vai reabilitar rede viária

Dentre vários aspectos que constituem expectativas da Estradas do Zambeze, constam a redução de índices de sinistralidade no eixo principal, como resultado dos trabalhos de reabilitação, melhoria de sinalização e assistência mecânica e higieno-sanitária.

“Queremos melhoria na circulação de tráfego e da segurança rodoviária num eixo fundamental de desenvolvimento de Moçambique”, referiu o presidente do conselho de administração da Estradas do Zambeze, António da Graça.

Um dos maiores impactos da concessão dos cerca de 700 quilómetros de estradas à Zambeze é a criação de 258 novos postos de trabalho directo, após o quinto ano do início das actividades da concessionária, assim como a formação local de 500 colaboradores moçambicanos prevista ao longo dos 30 anos da cedência, em áreas como construção civil, mecânica, electricidade e electrónica, comunicações e serviços gerais de operações e manutenção.

Vias de Acesso Vitais para o Desenvolvimento
Entretanto, nos últimos anos, com o relançamento do programa de exploração dos recursos minerais, com maior destaque para o carvão, a província de Tete registou um acréscimo significativo da sua população e, consequentemente, o seu plano de desenvolvimento ainda se encontra muito dependente do investimento nas infra-estruturas rodoviárias.

A única ponte sobre o rio Zambeze, que serve a cidade de Tete e toda a região em sua volta, é a Samora Machel construída há mais de 30 anos e concebida para suportar pequenos volumes e cargas de tráfego pesado, o que contrasta com o actual cenário onde o maior tráfego é constituído por veículos pesados do tipo Interlink.

“A nova ponte sob a nossa alçada está a um bom caminho. A substituição da “Samora Machel” para veículos pesados se tornou essencial para evitar um colapso do tecido socioeconómico desta região”- precisou o presidente do conselho de administração da Estradas do Zambeze, António José da Graça.

De salientar que a concessionária Estradas do Zambeze é uma empresa de direito moçambicano que tem como accionistas a Ascendi, Soares da Costa Concessões e Infra, empresa moçambicana com concessões, para além de África, na Europa e América Latina.