Ao reconhecer este facto, o governador da província, Félix Paulo disse ser importante que se avance para uma solução com vista a minimizar a situação para garantir a circulação de pessoas e bens e, ainda, potenciar a comercialização agrícola.
Fazendo o balanço da visita aos distritos de Muanza, Cheringoma e Marínguè efectuada recentemente, Félix Paulo destacou ainda o facto de as populações estarem concentradas na produção tendo em vista o combate à fome.
“Efectivamente, temos problemas nas vias de acesso pelo que precisamos de trabalhar mais nesta área para que possamos garantir que haja transitabilidade de modo a assegurarmos o escoamento de produtos dos camponeses’’- disse Paulo.
A questão das vias de acesso foi muito referenciada pela população nos comícios que o governador de Sofala orientou naqueles três distritos. Por exemplo, no distrito de Muanza as pessoas que interagiram com o governador apontaram a Estrada Nacional Dondo/Matondo (N282) e algumas vias do interior como estando bastante degradadas o que dificulta a sua transitabilidade.
No distrito de Cheringoma, que também é atravessado pela N282, a população apontou a necessidade de o Governo acelerar os trabalhos de manutenção de rotina já programados, enquanto se espera pela reabilitação da via.
Em Marínguè, os residentes apontaram a estrada sede distrital/Canxixe, Marínguè/Chionde e Gumbulantsai/Pango como estando em situação precária, o que se agravou com as recentes chuvas.
‘’Objectivamente, a visita alcançou os propósitos que estavam definidos pois notamos que a população está empenhada no aumento da produção e produtividade, embora ainda persistam algumas dificuldades’’- destacou o governador de Sofala.
O governante regozijou-se pelo facto de a população reconhecer que o Executivo está a trabalhar arduamente no melhoramento das condições socioeconómicas em todos os distritos, de forma particular e em todo o país, de uma maneira geral.