Sociedade Meio Ambiente Mesmo antes da conclusão das obras: Melhora circulação entre Km15/Nkobe

Mesmo antes da conclusão das obras: Melhora circulação entre Km15/Nkobe

Com cerca de quatro quilómetros, a via está a ser reasfaltada desde início do presente ano.
As obras, esperadas há anos devido ao estágio de degradação em que a estrada se apresentava, estão avaliadas em cerca de 25 milhões de meticais financiados conjuntamente pelo Fundo de Estradas e pelo Município da Matola.

Apesar dos trabalhos não estarem concluídas, já se circula com algum conforto naquela estrada, contrariamente ao que se verificava até Dezembro, antes da intervenção dos empreiteiros.

A melhoria das condições da ligação Km15-Nkobe poderá minimizar a falta de transporte de passageiros, na medida em que os “chapas” e os autocarros da extinta TPM vão, certamente, reatar as carreiras de/e para aquele bairro da Matola.

Com uma estrutura urbana desde o ano 2000, inicialmente para o reassentamento das famílias afectadas pela Estrada Nacional número quatro (EN4), Nkobe registou um desenvolvimento significativo nos últimos anos, sendo actualmente um dos bairros de expansão de referência da Matola.

Mesmo antes da conclusão das obras: Melhora circulação entre Km15/Nkobe

Entretanto, o trabalho tem levantado inquietações quanto à durabilidade da estrada. O problema reside no facto de os construtores, o consórcio JJR Moçambique e jrc – Construções, não terem retirado o anterior asfalto mas optado em colocar o novo piso por cima do outro que se apresentava em estado de degradação.

Reagindo à estas preocupações, Laitone Melo, vereador de Obras e Infra-estruturas municipais na Matola, tranquiliza a todos afirmando que foi montada uma base mais consistente antes do arranque da asfaltagem pelo que não há razões para pânico.

“A estrada está a ser bem-feita. A sua construção obedeceu às regras. Está dentro dos standards e acreditamos que vai durar”, disse.

As obras incluem a colocação de margens com lancis, retirada das passagens molhadas e colocação de manilhas no seu lugar para o escoamento das águas de uma berma para outra.

Até ao momento, o empreiteiro está a concentrar os esforços na colocação do asfalto, devendo, segundo o vereador Melo, avançar depois para a montagem de lancis que deverão proteger a via da erosão.

“As bermas serão protegidas por lancis. Isso está previsto no contrato para evitar uma rápida destruição da via”, garantiu a fonte que temos vindo a citar.