Vaquina afirmou que é preciso reflectir profundamente sobre como viver sem desgraça decorrente das inundações aproveitando a água para acções de desenvolvimento.
Entretanto, o director-geral do Instituto Nacional de Calamidades, João Ribeiro, disse ontem, na cidade de Quelimane, que trinta e sete mil pessoas estão afectadas pelas intempéries ocorridas na presente época chuvosa, sendo urgente, encontrar mecanismos de assistência mais rápidos de forma a que a vida volte à normalidade.
Ribeiro disse que, nesta perspectiva, os governos distritais continuam a desempenhar um papel fundamental na mobilização das populações a se retirarem das zonas de risco, facto que fez com que até ao momento não houvesse situações de busca e salvamento.
Na sequência da deterioração da situação, na bacia do Limpopo, o Governo Provincial de Gaza, destacou ontem, de emergência, uma equipa de trabalho para a região de Pafuri, no distrito de Chicualacuala, isolada do resto da província, e numa situação considerada crítica.
A decisão foi tomada no decurso da sessão extraordinária, ontem realizada em Xai-Xai, para avaliar a situação provocada pelas recentes enxurradas que continuam a fustigar a província. A referida equipa, deverá levar para aquele ponto, para além de mantimentos, medicamentos e cloro para o tratamento da água.
Por outro lado, uma equipa de busca e salvamento, composta por técnicos de Administração Marítima, Serviço Nacional de Salvação Pública, Instituto Nacional de Gestão de Calamidades e Cruz Vermelha de Moçambique, apoiada por dois barcos a motor, tendas familiares e de kits de saneamento, encontra-se, desde domingo, pré-posicionada em Maniquinique, no distrito de Chibuto.
Com idêntico objectivo, desta feita na localidade de Chihaquelane, posto administrativo de Chilembene, distrito de Chókwè, um outro grupo se encontra, naquele local seleccionado como um eventual centro de trânsito, caso a situação o exija.
A subida do rio Limpopo está a ameaçar cinco distritos de Gaza, nomeadamente Mabalane, Chókwè, Guijá, Chibuto e Xai-Xai.
Para além do Limpopo, o Incomáti também regista aumento do volume de escoamentos devido às chuvas moderadas a fortes que têm ocorrido no território nacional e a montante.
Espera-se que a estação de Magude, em Maputo, ultrapasse o alerta recomendando-se, por isso, que a população tome medidas de precaução.
Em razão desta situação, as Barragens dos Pequenos Libombos, Corumana, Massingir e Macarretane ampliaram ligeiramente as descargas de forma a aumentar a capacidade de encaixe.