O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) procedeu à detenção de Emre Çinar, um cidadão de nacionalidade turca, na cidade de Maputo.
A detenção foi realizada em cumprimento de um mandato de captura emitido pelas autoridades judiciárias moçambicanas, no âmbito de um processo de extradição solicitado pela República da Turquia.
A confirmação do ocorrido foi disponibilizada numa nota de imprensa emitida pelo departamento de Relações Públicas, Comunicação e Imagem do SERNIC, na quarta-feira. O documento indica que Emre Çinar, que é funcionário da Willow International School, se encontra actualmente sob custódia e será apresentado ao Juiz de Instrução Criminal para os devidos procedimentos legais.
A nota ressalta que a detenção foi efectuada em conformidade com as formalidades legais, desmentindo alegações de rapto ou privação arbitrária de liberdade, que circularam em alguns meios de comunicação.
O SERNIC enfatizou o seu compromisso com o respeito pelos direitos humanos e a observância da legalidade processual, continuando a trabalhar em coordenação com as Forças de Defesa e Segurança na luta contra a criminalidade, incluindo o rapto e outras modalidades de crime organizado.















