A província de Tete ultrapassou, no primeiro semestre deste ano, mais de metade das metas de produção industrial estabelecidas para 2025.
Este crescimento é particularmente impulsionado pelo desempenho positivo das indústrias extractiva e de processamento de tabaco.
Os dados revelam que o sector alimentar teve uma contribuição significativa, levando a produção total a exceder cinco mil milhões de meticais, equivalente a cerca de 73,8 milhões de dólares. Para o ano de 2025, as previsões apontam para uma produção na ordem dos oito mil milhões de meticais.
Ofélio Jeremias, director provincial da Indústria e Comércio, destacou em entrevista à AIM que os resultados obtidos até agora indicam que a província poderá facilmente ultrapassar as metas estabelecidas para este ano. Ressaltou que as pequenas indústrias também desempenham um papel importante na elevação da produção, impactando positivamente a economia local.
“Definitivamente, a indústria extractiva é a que contribui em larga escala”, afirmou Jeremias, acrescentando que a prioridade da província é garantir que todos os sectores económicos participem activamente na geração de receitas, assegurando, assim, um desenvolvimento contínuo.
Outro ponto relevante abordado pelo director provincial é o impacto do protocolo de paragem única, que facilita e dinamiza as trocas comerciais e transfronteiriças entre Tete e os países vizinhos, nomeadamente Zimbabwe, Zâmbia e Malawi.
A recente assinatura de acordos para a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) também tem proporcionado um novo impulso à economia da província. Esta iniciativa visa promover o comércio intra-regional e intra-continental, criando mecanismos que poderão beneficiar inúmeras pessoas na África.
Conforme informações do Banco Mundial, a Zona de Comércio Livre Continental Africana representa uma oportunidade significativa para que os países africanos possam retirar 30 milhões de pessoas da pobreza extrema e aumentar os rendimentos de outros 68 milhões que vivem com menos de 5,50 dólares por dia.