Economia INAE encerra 12 estabelecimentos por incumprimento das normas de saúde e segurança

INAE encerra 12 estabelecimentos por incumprimento das normas de saúde e segurança

No último trimestre do ano, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) tomou a decisão de encerrar pelo menos 12 estabelecimentos de venda de produtos diversos devido ao incumprimento das normas relativas à saúde e segurança. 

Esta informação foi divulgada no balanço anual da INAE, a que o jornal “Notícias” teve acesso.

Do total de estabelecimentos encerrados, quatro já conseguiram regularizar as suas situações e foram reabertos, enquanto os restantes oito permanecerão fechados até que as infracções sejam devidamente corrigidas. As províncias de Tete e Inhambane lideram a lista dos encerramentos, evidenciando a necessidade de um reforço nas práticas de conformidade por parte dos comerciantes.

A cidade de Maputo também não ficou de fora, com mais de 50 unidades comerciais a serem processadas e multadas por violação das leis comerciais, com especial destaque para a especulação de preços, um fenómeno que tem suscitado preocupação nas autoridades e na população.

Apesar das medidas implementadas, a INAE expressou a sua preocupação em relação ao baixo nível de pagamento de multas, que, segundo as autoridades, pode ser atribuído a factores sociopolíticos que têm levado os comerciantes a reduzir a sua actividade comercial. Esta situação, por sua vez, tem prejudicado a capacidade dos mesmos em saldar as dívidas acumuladas.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa