Economia Porto da Beira volta a receber um dos maiores navios de carga...

Porto da Beira volta a receber um dos maiores navios de carga do mundo

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Porto da Beira fez história ao receber a visita do MSC SHANELLE, um dos maiores navios de carga do mundo, com impressionantes 300 metros de comprimento e capacidade para transportar até 1800 contentores de carga diversa. 

Este feito notável marca a terceira vez que um navio desta dimensão escala o porto moçambicano, depois das passagens dos navios MSC HOUSTON e MSC FLORIANA VI, ambos com 266,65 metros.

Para possibilitar a atracagem do MSC SHANELLE, a Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA) realizou um trabalho significativo, removendo mais de 80 mil metros cúbicos de sedimentos e alargando a bacia de manobras do terminal de contentores.

Arão Massingarela, administrador de operações da EMODRAGA, assegurou que foram criadas todas as condições necessárias para a navegabilidade do gigante dos mares. “Realizámos um trabalho aturado para garantir a profundidade necessária, permitindo que o navio manobre, navegue e atraque com segurança”, afirmou Massingarela.

A Cornelder Moçambique, responsável pela operação do porto, expressou a sua satisfação com esta importante operação. Miguel de Jenga, director de Operações da concessionária, destacou que a chegada do MSC SHANELLE é uma prova de que existem condições propícias para um aumento na produtividade do Porto da Beira. “Este navio carrega 1800 contentores, o que representa um crescimento na economia de escala, pois permite manusear e transportar grandes volumes de carga de uma só vez”, sublinhou Jenga.