Os governos de Moçambique e da Colômbia formalizaram um acordo que elimina a necessidade de visto para portadores de passaportes diplomáticos e de serviço, com o objectivo de facilitar a mobilidade de oficiais e outras personalidades que utilizem estes documentos.
A cerimónia de assinatura teve lugar na passada segunda-feira, dia 28 de Outubro, na cidade colombiana de Cali.
O acordo foi rubricado pelo vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, e pelo ministro de Relações Exteriores da Colômbia, Luís Gilberto Murillo. O ato foi também testemunhado pela vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, e ocorreu à margem da Conferência das Partes (COP16) da convenção sobre a diversidade biológica, que se realiza sob o lema “Paz com a Natureza”.
Durante a assinatura, Manuel Gonçalves sublinhou que este documento representa mais um passo importante no fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países, que se iniciou em 1988. “Desde lá, as nossas relações político-diplomáticas têm-se desenvolvido com normalidade, o que pretendemos é reforçar ainda mais estas relações”, afirmou o vice-ministro.
Gonçalves destacou que, além do acordo de supressão de vistos, Moçambique e Colômbia estão a trabalhar em diversas áreas de cooperação, incluindo agricultura, recursos minerais e energia. “Estas são áreas em que os nossos dois países têm um enorme potencial para expandir a colaboração. Com a recente acreditação da nova embaixadora da Colômbia em Moçambique, esperamos que estas relações continuem a consolidar-se e a fortificar-se, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento económico e comercial”, concluiu.
Este acordo representa um passo significativo na intensificação das relações entre Moçambique e Colômbia, abrindo portas para mais colaborações futuras.