Economia Reconstrução pós-ciclone Idai consome mais de 700 milhões de dólares

Reconstrução pós-ciclone Idai consome mais de 700 milhões de dólares

A reconstrução após o ciclone Idai, que devastou a região centro de Moçambique em meados de Março de 2019, já consumiu pelo menos 704 milhões de dólares.

Este montante representa 56% do Programa de Reconstrução (PREPOC) que foi implementado para restaurar as infraestruturas e apoiar as comunidades afectadas.

Em um briefing habitual à imprensa, após a 26ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, o porta-voz do governo, Filimão Suaze, revelou que actualmente existem nos cofres um saldo de 526,77 milhões de dólares, destinados a ser aplicados até 2026.

Suaze, que também é vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, destacou que o governo conseguiu mobilizar fundos adicionais no valor de 71 milhões de dólares. Destes, 16 milhões vieram do Banco Africano de Desenvolvimento, 25 milhões foram concedidos pela Fundação Tzu Chi e o Banco Mundial desembolsou cerca de 30 milhões de dólares.

“Todos os valores mobilizados estão a ser utilizados na reabilitação das infraestruturas sociais e outras, conforme o plano aprovado em colaboração com os nossos parceiros de cooperação”, afirmou Suaze.

O PREPOC já completou a construção de pelo menos 5.750 novas casas, entregues aos beneficiários. Além disso, foram construídas e reabilitadas cerca de 3.269 salas de aula, das 4.745 que foram destruídas pelo ciclone.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

O programa também restaurou a transitabilidade rodoviária em todos os 4.154 quilómetros de estradas afectadas e reconstruiu 28 pontes. Além disso, foram restaurados 1.066 quilómetros das linhas de transmissão de energia eléctrica, dos 1.352 quilómetros originalmente destruídos.

No sector de abastecimento de água e saneamento, o Programa fornece actualmente água potável para pelo menos 43.403 beneficiários, superando a meta inicial de 21 mil pessoas.

O ciclone Idai causou a morte de 603 pessoas e afectou cerca de 2,5 milhões de indivíduos.

Na mesma sessão, o Executivo analisou o Programa Emprega, uma iniciativa presidencial lançada em Outubro de 2021 pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

No âmbito da componente de competição do plano de negócios, Suaze informou que o Emprega capacitou pelo menos 3.850 empresas geridas por jovens, das quais 550 estão a receber financiamento de até 750 milhões de meticais (equivalente a cerca de 63 meticais por dólar, conforme a taxa de câmbio actual).

No que diz respeito à promoção do auto-emprego, o Emprega disponibilizou 20.750 bolsas de formação profissional. Destas, cerca de 4.900 jovens empreendedores estão a beneficiar de financiamento para formalizar os seus negócios, num montante total de aproximadamente 260 milhões de meticais.