O Presidente do Bangladesh, Mohammed Shahabuddin, decidiu dissolver o Parlamento, atendendo ao ultimato imposto pelos líderes dos protestos estudantis. Esta decisão veio após semanas de intensos protestos que resultaram na renúncia e fuga da primeira-ministra Sheikh Hasina.
Segundo um comunicado oficial, Shiplu Zaman, porta-voz presidencial, confirmou que “o Presidente dissolveu o parlamento”. Esta medida abre caminho para a formação de um novo governo interino. A decisão ocorreu um dia após Sheikh Hasina ter deixado o país para o exílio na Índia, seguindo semanas de violência nas ruas de Bangladesh que causaram a morte de mais de 400 pessoas.
A dissolução do Parlamento seguiu uma reunião crucial do Presidente Shahabuddin com os líderes das três forças de defesa, diversos líderes políticos, representantes da sociedade civil e líderes do movimento ‘Estudantes contra a discriminação’. Segundo a mesma nota, o Presidente cedeu ao ultimato dos protestantes, que exigiam a dissolução até às 15:00 horas locais, sob a ameaça de intensificar as suas acções.