O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apresentou ontem um cidadão de nacionalidade chinesa, detido no último sábado na cidade de Maputo, sob suspeita de envolvimento no crime de tráfico de pessoas.
Segundo Hilário Lole, porta-voz do SERNIC na cidade de Maputo, a detenção ocorreu após o suspeito ter realizado todos os preparativos de viagem internacional para 11 cidadãos moçambicanos. Os mesmos teriam sido atraídos por propostas de emprego na Tailândia, mas sem qualquer contrato de trabalho ou contacto com empresas naquele país.
“O que se verificou foi que os vistos emitidos para estas pessoas eram de turismo, as passagens aéreas eram apenas de ida e não havia qualquer contacto estabelecido na Tailândia. Além disso, não existiam cláusulas contratuais que especificassem as condições de vida e trabalho no destino”, explicou o porta-voz do SERNIC.
O suspeito alegou estar a cumprir ordens de alguém que se encontra na Tailândia e afirmou que se tratava de oportunidades de emprego.
Contudo, as autoridades concluíram que o caso aparenta ser parte de uma rede organizada de tráfico de pessoas. “Esta é uma rede bem estruturada. O SERNIC está a investigar para identificar e capturar todos os envolvidos nesta quadrilha”, concluiu Lole.