Mais de cinco mil famílias do posto administrativo de Muhipite, no distrito de Nipepe, na província do Niassa, terão acesso a energia eléctrica através de uma central solar ainda este ano.
Actualmente, estão em curso na região os trabalhos de construção dos edifícios destinados à parte civil do projecto. A partir de Agosto próximo, iniciar-se-á a extensão da rede de baixa tensão, que abrangerá cerca de cinco quilómetros, e a montagem da central solar.
Helder Massie, técnico responsável pela obra, revelou que a central solar terá uma capacidade de duzentos megawatts e contará com um campo de duzentos e sessenta painéis solares.
Argentina Amisse, chefe do posto administrativo de Muhipite, e Celestino Mtthamwatta, conhecido como régulo Muluku, destacaram que a implementação da central solar impulsionará o surgimento de pequenas e médias indústrias, além de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no curso nocturno.
Sérgio Igua, Administrador do distrito de Nipepe, explicou que esta intervenção faz parte do plano governamental para assegurar o acesso universal à energia eléctrica até 2030.
O projecto da central solar de Muhipite está a ser desenvolvido com a colaboração de trinta e seis trabalhadores, dos quais onze são locais.