O Malawi passará a importar mensalmente 15 milhões de litros de combustível a partir do Porto de Nacala para Lilongwe, utilizando transporte ferroviário. As operações, que começarão ainda este mês, serão geridas pela empresa Nacala Logistics Limited.
Esta nova operação resulta de acordos estabelecidos entre a Nacala Logistics Limited e as Companhias Nacional de Petróleo do Malawi (NOCMA) e a Petroleum Importers Limited, conforme o memorando actualmente em vigor.
Joyce Malongo, especialista em assuntos externos da Nacala Logistics Limited no Malawi, explicou que o início da importação de combustível via Porto de Nacala até Lilongwe deve-se à conclusão das obras de reabilitação da linha ferroviária que liga Balaka a Lilongwe.
Com o início desta nova rota de importação, o Malawi reduzirá gradualmente a utilização do porto de Dar-Es-Salaam, na Tanzânia, para a importação de combustível. Esta rota anterior era considerada onerosa devido ao uso intensivo de meios rodoviários.
Para enfrentar os desafios impostos pelo governo malawiano, a Nacala Logistics possui uma frota de 88 tanques cisternas, com uma capacidade total de 3,5 milhões de litros por cada viagem.
Segundo a RM, a empresa já transportava combustível do Porto de Nacala para Blantyre, mas ainda não havia alcançado Lilongwe, a capital do Malawi, que até agora dependia exclusivamente de combustível transportado por camiões.
Com a reabilitação da linha ferroviária, este marco histórico foi alcançado. No início deste mês, o primeiro carregamento de carvão mineral também foi realizado através desta linha.