Economia Luísa Diogo defende parcerias estratégicas para impulsionar desenvolvimento económico

Luísa Diogo defende parcerias estratégicas para impulsionar desenvolvimento económico

A antiga Primeira-Ministra de Moçambique, Luísa Diogo, sublinhou na importância de o país continuar a estabelecer parcerias tanto internas quanto externas para superar os desafios económicos e promover o desenvolvimento. 

A ex-governante fez estas declarações enquanto oradora principal na Primeira Conferência sobre Parcerias Público-Privadas, que decorre na cidade de Maputo.

Segundo Luísa Diogo, para que estas parcerias sejam eficazes, é fundamental a criação de contractos adaptados às necessidades dos projectos, podendo estes ser de curto, médio ou longo prazo. A robustez do projecto e os objectivos a atingir devem guiar a duração e a natureza dos contractos estabelecidos.

Diogo enfatizou a importância de negociações meticulosas e informadas para a formulação de contractos sólidos. Estes devem ser desenhados com clareza e objectividade, visando soluções financeiras eficazes que reflitam as metas pretendidas. Ela frisou que a clareza dos contractos é crucial para permitir uma avaliação contínua e evitar armadilhas ou falhas que possam surgir. Ajustes e correcções devem ser feitos conforme necessário para eliminar lacunas e assim facilitar o progresso no desenvolvimento económico.

“Se os contractos forem claros, será mais fácil avaliar o progresso e evitar armadilhas ou defeitos, fazendo os ajustes necessários para eliminar lacunas e permitir o avanço no desenvolvimento”, afirmou Luísa Diogo.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado