Economia Investimentos no sector pecuário impulsionam produção de carne

Investimentos no sector pecuário impulsionam produção de carne

O sector pecuário registou um aumento significativo na produção no último ano, devido aos esforços das autoridades para incrementar a capacidade produtiva e implementar medidas de prevenção e controlo de doenças.

Em termos financeiros, a produção de carnes alcançou um valor estimado de 330 milhões de dólares (cerca de 20,4 mil milhões de meticais).

Entre os destaques do sector está o crescimento de quatro por cento no número de animais, que passou de 2,3 para 2,4 milhões de cabeças, e o aumento na produção de carne bovina, que correspondeu a aproximadamente 94 por cento do consumo nacional.

Segundo Américo da Conceição, director nacional de Desenvolvimento Pecuário, o país está próximo da auto-suficiência na produção de frango. Em 2023, os produtores colocaram no mercado 96 por cento do frango consumido, totalizando mais de 159 mil toneladas, o que posiciona o país como o segundo maior produtor na região, atrás apenas da África do Sul. Além disso, a produção de ovos teve um crescimento de oito por cento.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

Os resultados positivos são atribuídos às medidas adoptadas pelo governo, incluindo intensificação da monitorização do movimento de animais, combate ao roubo de gado e abates clandestinos, melhorias na gestão sanitária e reprodutiva, realização de feiras de genética para melhoramento animal e apoio ao sector pecuário.

Outras acções que contribuíram para esses resultados incluem a redução de surtos de doenças animais através de medidas de controlo sanitário implementadas para prevenir a eclosão e disseminação de doenças.

Américo da Conceição destacou ainda o aumento de dez por cento na produção nacional de vacinas, passando de 41 milhões de doses em 2022 para 45 milhões em 2023.

Apesar dos ganhos significativos, os criadores ainda solicitam uma maior intervenção das autoridades no combate ao contrabando de gado, que, mesmo após períodos de interrupção, continua a ser uma preocupação recorrente.