Economia Inhambane: Comunidades começam a beneficiar das receitas do gás natural

Inhambane: Comunidades começam a beneficiar das receitas do gás natural

As comunidades da província de Inhambane começaram a beneficiar das receitas geradas pelo Imposto sobre a Produção Mineira e Petrolífera, totalizando cerca de 70 milhões de Meticais no ano passado.

Estes fundos estão sendo canalizados para financiar projectos de desenvolvimento local, marcando um marco significativo na utilização das receitas da indústria extractiva para o benefício directo das comunidades.

Esta decisão, parte das medidas de recuperação económica pós-pandemia da Covid-19, coloca Inhambane como pioneira nacional na alocação de receitas da indústria extractiva para o desenvolvimento local. Anteriormente, as comunidades locais beneficiavam de 2.75% das receitas, mas agora as províncias receberão um total de 10%, um aumento substancial que visa impulsionar o desenvolvimento onde ocorrem os projectos de exploração mineral.

Os fundos já foram transferidos para as contas da Direcção Provincial de Plano e Finanças de Inhambane e serão investidos ainda este ano na construção de três infraestruturas públicas nos distritos de Inharrime, Zavala e Morrumbene.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa