Economia Moçambique pretende angariar 80 mil milhões de dólares para a transição energética

Moçambique pretende angariar 80 mil milhões de dólares para a transição energética

Moçambique está a procurar 80 mil milhões de dólares americanos para implementar a sua estratégia de transição energética até 2050. O Reino Unido expressa interesse contínuo em investir no sector de energias limpas.

O Fórum de Negócios e Investimentos Moçambique – Reino Unido, que decorre em Maputo, reúne empresários e governantes dos dois países, explorando oportunidades de investimento em sectores estratégicos como agricultura, hotelaria, turismo, infraestrutura, recursos naturais e energia.

Em relação à energia, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, revelou a necessidade de mobilizar recursos financeiros para impulsionar a transição energética. Ele estima que serão necessários 80 mil milhões de dólares para corporizar os programas do projecto de transição energética. A unidade de execução já começou a trabalhar em reformas regulamentares e estratégias para angariar recursos para financiar a implementação da estratégia de transição energética, prevendo que alguns programas estejam na fase de implementação a partir de 2025 ou 2026.

O governo do Reino Unido mantém interesse em investir em Moçambique, onde já existem empresas britânicas. O dirigente britânico Lord Malcolm Offord mencionou que há disponibilidade financeira para o sector das energias renováveis. Ele destacou o compromisso do governo britânico em colaborar com Moçambique e o sector privado para identificar e apoiar oportunidades de investimento, além de promover a transferência de conhecimentos para capacitação.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

O Fórum de Negócios e Investimentos Moçambique – Reino Unido visa buscar novas oportunidades e destaca que, nos últimos cinco anos, foram aprovados 45 projectos envolvendo investidores privados do Reino Unido, totalizando cerca de 300 milhões de dólares americanos. O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, enfatiza que há espaço para a continuidade dos investimentos em Moçambique, visando impulsionar a cooperação económica e comercial em diversas áreas prioritárias.

Nos últimos cinco anos, a balança comercial entre Moçambique e o Reino Unido registou um crescimento nas exportações, avaliadas em 203.1 milhões de dólares, em comparação com 505.2 milhões de dólares em importações. O Reino Unido é o quinto maior parceiro comercial da Europa no total das exportações moçambicanas.