Economia Japão investe um milhão de dólares na gestão de resíduos em Pemba

Japão investe um milhão de dólares na gestão de resíduos em Pemba

O Governo do Japão, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), disponibilizou um milhão de dólares (aproximadamente 935 mil euros) para melhorar o sistema de recolha de lixo no município de Pemba, localizado no norte de Moçambique.

Samuel Akera, chefe do escritório do PNUD em Pemba, explicou que o objectivo do acordo firmado com o município é fortalecer a capacidade de gestão de resíduos sólidos em Pemba, como parte do projecto de recuperação e estabilização de Cabo Delgado.

Este montante será disponibilizado ao longo de um ano, começando neste mês e continuando até Junho de 2025. Será utilizado para a compra de equipamentos para recolha e gestão de lixo, construção de estradas de acesso ao aterro sanitário e células de deposição de resíduos, conforme detalhado num documento consultado pela agência de notícias Lusa.

O aumento da população em Pemba, devido à chegada de deslocados que fogem dos ataques armados por grupos insurgentes desde 2017 na província de Cabo Delgado, tem exacerbado os problemas de gestão de resíduos sólidos na região, conforme indicado por Satar Abdulgani, o autarca de Pemba.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

Para melhorar o saneamento da cidade, Abdulgani mencionou que o financiamento será utilizado para adquirir retroescavadoras, porta-contentores, niveladoras, basculantes, camiões, motocicletas e outros equipamentos necessários.

“Ao fim de cinco anos, podemos garantir que não enfrentaremos problemas de gestão de resíduos sólidos nem de acesso nas nossas comunidades em Pemba”, afirmou Abdulgani, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba.

A assinatura deste acordo entre o PNUD e o município de Pemba faz parte do projecto “Estabilização e Recuperação Imediata na Província de Cabo Delgado”, coordenado pela organização das Nações Unidas.