Economia Japão destina 1,7 milhões de dólares de ajuda a Cabo Delgado

Japão destina 1,7 milhões de dólares de ajuda a Cabo Delgado

O Governo do Japão anunciou um apoio financeiro de aproximadamente 1,7 milhões de dólares para auxiliar os afetados pelos ataques terroristas e pelas adversidades climáticas na província de Cabo Delgado.

Durante o lançamento do projeto de apoio aos meios de subsistência para os retornados em Cabo Delgado, o embaixador do Japão destacou que o financiamento beneficiará cerca de 16.750 pessoas vulneráveis que fugiram à violência armada na região. Os distritos de Quissanga, Mocímboa da Praia e Palma, particularmente afetados pelos ataques terroristas desde 2017, estão entre os principais alvos desse auxílio.

O objetivo principal desse apoio japonês é proporcionar novas oportunidades de sustento baseadas na agricultura, visando melhorar a segurança alimentar e nutricional das comunidades afetadas. Para tal, o projeto será executado por três agências das Nações Unidas: a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Segundo Keiji Hamada, embaixador do Japão, este apoio direcionado permitirá abordar de forma imediata as necessidades urgentes dos retornados em Cabo Delgado, contribuindo para a reconstrução e melhoria dos meios de subsistência locais, com foco na produção agrícola e pesqueira, com especial atenção à segurança alimentar e nutricional das comunidades, especialmente das mulheres e crianças.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa