Economia Fábrica de produção de gás em Temane ficará concluída em setembro

Fábrica de produção de gás em Temane ficará concluída em setembro

A construção da fábrica de produção de gás em Temane, situada na província de Inhambane, está prevista para ser finalizada em setembro. Esta fábrica irá abastecer a Central de Temane (CTT) e a refinaria de petróleo leve para a obtenção do gás de cozinha (GPL).

A informação foi anunciada recentemente em Inhassoro pelo diretor das Relações Corporativas na multinacional Sasol, Mateus Mosse, que afirmou que os trabalhos já estão concluídos em cerca de 80%.

A construção da fábrica de gás faz parte da implementação do Projeto Acordo de Partilha de Produção (PSA), assinado entre o Governo moçambicano e a empresa petroquímica sul-africana Sasol. Este projeto visa produzir 30 mil toneladas anuais de gás de cozinha para atender a 75% da demanda interna por este recurso energético.

Mateus Mosse declarou que a conclusão da fábrica de gás em setembro permitirá que a produção efetiva comece entre novembro e dezembro deste ano. A Central Térmica de Temane (CTT) deverá gerar 450 MW, duplicando a quantidade de energia gerada em Moçambique para 900 MW, utilizando o gás produzido pela Sasol na província de Inhambane.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

Quanto à CTT, a fonte explicou que, apesar dos atrasos nas obras, acredita-se que a empreitada estará concluída a tempo de receber o gás no prazo estipulado.

Para estas obras, a empresa sul-africana está a investir cerca de 860 milhões de dólares nesta fase de desenvolvimento, valor que, somado aos custos anteriores (pesquisas), eleva o orçamento para um bilião de dólares norte-americanos.