Economia Porto de Maputo autorizado a investir 2,06 mil milhões de dólares

Porto de Maputo autorizado a investir 2,06 mil milhões de dólares

O Governo de Moçambique aprovou, esta semana, o plano de negócios do Porto de Maputo, que prevê investimentos de 2,06 mil milhões de dólares americanos.

Os investimentos visam aumentar a capacidade de manuseamento de carga do porto, que é de importância estratégica para o comércio externo da região.

Com a aprovação do plano de negócios, a concessionária do porto, a Maputo Port Development Company (MPDC), está autorizada a realizar os seguintes investimentos:

  • Construção de um novo berço de atracação para navios de grande porte;
  • Ampliação do cais existente;
  • Modernização das infra-estruturas de manuseamento de carga;
  • Investimento em tecnologia de ponta.

A conclusão dos investimentos está prevista para 2033.

O Porto de Maputo é o principal porto da região sul de Moçambique e é utilizado por países vizinhos, como a República da África do Sul, o Reino do Eswatini, o Botswana e o Zimbabwe. No ano passado, o porto registou um volume recorde de 31,2 milhões de toneladas de carga, representando um crescimento de 16% em relação a 2022.

Os investimentos aprovados pelo Governo vão permitir ao Porto de Maputo aumentar a sua capacidade de manuseamento de carga e reforçar a sua posição de importância estratégica no comércio externo da região.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

A aprovação do plano de negócios do Porto de Maputo é uma notícia positiva para o desenvolvimento económico de Moçambique. Os investimentos previstos vão permitir ao porto aumentar a sua capacidade de manuseamento de carga e reforçar a sua posição de importância estratégica no comércio externo da região.

O aumento da capacidade do porto vai permitir atrair mais navios e carga, o que vai gerar mais receitas para o Governo e para a concessionária do porto. Também vai criar mais empregos e oportunidades de negócios para a população local.

É importante que os investimentos sejam realizados de forma eficiente e que o porto continue a operar de forma segura e sustentável.